A plenitude dos tempos

Tema:       A plenitude dos tempos 

Texto gálatas 4.4
 introdução 

 Segundo A teologia sistemática pentecostal de Antônio Gilberto da CPAD, um período que marca sistemas, computa intervalos de tempo determinados, com base em princípios astronômicos. Os calendários são baseados em unidades de tempo heterogêneas: as resoluções da Lua ou a translação aparente do Sol, conforme são apresentados pela ciência moderna. A escolha das unidades de tempo para periodizar a História é lógica em alguns casos e resultado do hábito em outros. A utilização da Era Cristã (E.C.) é um hábito entre escritores do Ocidente. Cristologia — a Doutrina de Cristo 131 Definições de tempos e períodos. A fim de que entendamos o que significa a expressão “plenitude dos tempos”(Gl 4.4), faremos algumas definições. N a Antiguidade, a datação dos anos partia do início de certos reinados. Os romanos contavam os anos a partir da fundação de Roma. Os gregos usavam como referência os Jogos Olímpicos. A cronologia cristã firmou-se, definitivamente, no fim da Idade Média. Mas não é a única que existe. Os árabes contam os anos a partir da Hégira, fuga de Muhamad (vulgarmente, Maomé) para Medina, em 16 de julho de 622 da E.C. A aceitação universal da cronologia cristã fez com que os anos anteriores ao nascimento de Cristo passassem a ser contados de trás para frente (e.g. 10 a.C.).

1) Geração. Um período de 25 a trinta anos corresponde a uma geração, tempo em que os indivíduos passam a constituir família e gerar filhos. Um século engloba quatro gerações. Entre os teólogos, existem opiniões de que uma geração cobre um período de quarenta anos; para os judeus, a palavra “geração” podia indicar a sucessão do pai por um filho (cf. M t I.I-I7 ; Lc 3.23-38). 
2) Idade e época. Idade é um espaço de tempo durante o qual ocorreram fatos notáveis (Idade Média, Idade do Bronze, Idade do Ferro, etc.). Época é um período iniciado por fato importante (Época do Dilúvio, Época do Renascimento). 
3) Período e etapa. Período é o espaço de tempo entre dois acontecimentos ou duas datas; certo número de anos que mede o tempo de modo diverso para cada nação (o período tinita, o período ático). Etapa é parte de um processo que se realiza de uma só vez. 
4) Fase e tempo. Fase é um estado transitório, menor que a etapa ou o período. Tempo divide-se em três partes: passado, presente e futuro. O tempo sem o movimento não seria tempo. Seria eternidade. O tempo é, pois, uma espécie de números. Mas não é um número descontínuo; é um número contínuo e fluente. 
5) Dispensação. É um período de tempo em que o homem é experimentado em relação à sua obediência a alguma revelação especial da vontade divina. A frase vem do latim iispensatio e significa “dispensar”, “distribuir”.
 6) Eternidade. E um atributo que decorre da imutabilidade. O termo denota, com efeito, aquilo que não muda e não pode mudar de maneira alguma. A eternidade é diferente do tempo. O tempo corresponde ao que muda, ao que comporta a sucessão e o vir-a-ser. A eternidade é uma duração, quer dizer, uma permanência de ser, sem nenhuma sucessão; sem começo nem fim.
 
 De acordo com o site a bíblia.org,O versículo começa com a conjunção adversativa, “porém”, que retoma os versículos anteriores 1,4; 3,1. 13. 26-28. O aoristo do indicativo “chegou” parece ser a construção gramatical mais correta, dando a idéia de uma ação realizada no passado como um evento único. Este é o momento a "plenitude do tempo" indicado pelo aoristo “chegou”. O verbo “chegar” é usado por Paulo para preanunciar a chegada daquilo que foi anunciado na escritura, isto é, a chegada do tempo novo, do tempo messiânico a chegada do Filho de Deus, Jesus. A expressão "plenitude do tempo": indica a chegada do tempo escatológico ou messiânico encerrando um longo período de séculos de espera da humanidade. (Mc 1,15; At 1,7; Rm 13,11; 1 Cor 10,11; 2 Cor 6,2; Ef 1,10; 1 Pd 1,20). O termo “plenitude” no versículo 4,4 mostra-nos o sentido de cumprimento. O significado teológico vem do contexto que envolve.
Conclusão: 
O tempo de estarmos junto com opai está se aproximando, quando a plenitude escatológica chegar, Deus enviará seu filho para nos arrebatar. Já se passaram tempos, gerações, etapas, períodos,etc. Só nos resta agora aguardar a vinda do Senhor.

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